União deixa decisão sobre novo líder na Câmara para depois do feriado
Ex-ministro Juscelino Filho é cotado para cargo; atual líder, deputado Pedro Lucas, foi confirmado no Ministério das Comunicações


O União Brasil deve decidir apenas depois do feriado de Páscoa, no fim da próxima semana, quem assumirá a liderança do partido na Câmara.
Nesta quinta-feira (10), atual líder da legenda, deputado federal Pedro Lucas (União-MA), foi confirmado como novo ministro das Comunicações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O nome mais cotado para a liderança, segundo integrantes do União, é justamente o deputado Juscelino Filho (União-MA), que deixou o Ministério das Comunicações após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República por desvios de emendas parlamentares.
As discussões sobre o novo líder, contudo, seguirão nos próximos dias.
A confirmação de Pedro Lucas como substituto de Juscelino ocorreu após o presidente Lula se reunir no no Palácio do Alvorada com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, o futuro ministro, além dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Gleisi Hoffmann, de Relações Institucionais.
A informação sobre o aceite de Pedro Lucas foi anunciada por Gleisi em uma entrevista coletiva após a reunião.
O parlamentar deve assumir a pasta após o feriado da Páscoa, que é em 20 de abril, segundo a ministra.
Integrantes do Palácio do Planalto avaliam que Pedro Lucas pode ajudar o governo a consolidar o apoio da legenda ao governo Lula.
A percepção é que Pedro Lucas construiu uma boa liderança com seus colegas de partido e pode influenciar favoravelmente às pautas do governo.
Embora da ala governista do União, o parlamentar maranhense também é próximo do presidente da legenda, Antonio Rueda, e com a cúpula da sigla.
Pedro Lucas se aproximou do presidente Lula em viagem recente dos presidentes do Legislativo e líderes convidados à Ásia em março.