Rússia será representada pelo chanceler Lavrov no G20
Com mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional, Putin não participará da cúpula de líderes
A Rússia será representada na Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, pelo chanceler Sergei Lavrov.
O presidente russo, Vladmir Putin, confirmou à CNN, em 18 de outubro, que não participará do encontro, que também contará com representantes de União Europeia e União Africana.
Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra durante a operação russa na Ucrânia.
O Brasil é signatário do Tratado de Roma e seria obrigado a respeitar a decisão do TPI e prender o líder russo no momento em que ele chegasse ao solo brasileiro.
Na ocasião, Putin disse que a presença dele poderia “arruinar” o fórum, quando questionado pelo diretor editorial da CNN em Brasília, Daniel Rittner.
“Temos uma boa relação, relação amigável com o presidente Lula. Eu iria lá de propósito? Para violar a operação desse fórum? Para arruinar o fórum?”, indagou.
“Mesmo colocando o TPI de lado, será o único tópico em discussão, por que faríamos isso? Somos adultos. Vamos achar uma pessoa na Rússia que possa representar os interesses da Rússia no Brasil”, completou.
Escolhido para representar Putin, Lavrov virá pela segunda vez ao Brasil neste ano. Em fevereiro, ele esteve no Rio de Janeiro participando da reunião de chanceleres do G20.
Durante a mesma visita, o chanceler russo teve um encontro com o presidente Lula.