Cardozo: Visão do governo Trump sobre tarifas é míope
“Há, por exemplo, um empresário dos Estados Unidos da América que chamou de idiota o principal conselheiro de Donald Trump nesta área. Quem é esse empresário? Elon Musk”
A visão do governo Donald Trump sobre tarifas é míope, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta quarta-feira (9).
“Há, por exemplo, um empresário dos Estados Unidos da América que chamou de idiota o principal conselheiro de Donald Trump nesta área. Quem é esse empresário? Elon Musk, o braço direito de Donald Trump. Qual é a lógica de Elon Musk? Que eu não admiro mas entendo o que ele está querendo dizer. Num mundo globalizado, não existe mais a produção setorizada em cada país, os EUA compram peças, produtos de outros e vendem, ganhando com isso”, opinou.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que aumentaria as taxas de importação sobre a China para 125%, intensificando sua retaliação com Pequim.
“As bolsas caíram ontem, quando ele recua hoje por 90 dias colocando em 10%, as bolsas voltaram a subir, mas aquelas empresas dos EUA que compram produtos da China vão sofrer, porque vão pagar muito mais para vender para os seus consumidores. ‘Então eles que construam as fábricas nos EUA’, vai demorar anos, ou seja, encarecerá os produtos, as empresas dos EUA serão atingidas”, prosseguiu.
“Essa é uma situação desastrosa de Donald Trump. Trump sempre teve na sua vida empresarial esse tipo de postura agressiva, autoritária, ele cria problemas para fazer com que os outros se submetam”, afirmou.
“É claro que muitas vezes as pessoas são obrigadas a se submeter a ele, são obrigadas a se submeter ao poder que ele representa, seja econômico, nas suas empresas, seja político, como presidente dos EUA. Agora, imaginar que isso não seja um tiro no pé do seu próprio país é realmente algo que mostra uma certa miopia”, finalizou.