Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    José Eduardo Cardozo
    Blog

    José Eduardo Cardozo

    Comentarista da CNN. Advogado e professor de direito da PUC-SP e ESPM/SP. Mestre e Doutor em Direito, foi ministro da Justiça e Advogado-Geral da União no governo de Dilma Rousseff

    Cardozo: Trump não terá êxito em manobra para conseguir 3º mandato

    "Independente de qualquer avaliação que se possa fazer, essas mudanças casuísticas não são democráticas e não dão estabilidade"

     

    A impressão que tenho é que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não será exitoso na manobra de conseguir um terceiro mandato para si e espero que assim seja, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta segunda-feira (31).

    “Independente de qualquer avaliação que se possa fazer, essas mudanças casuísticas não são democráticas, não dão estabilidade, elas são incorretas porque elas não atendem o que é melhor para o interesse público, elas só atendem aquilo que o governante deseja”, disse.

    Apesar da Constituição americana proibir que um presidente cumpra mais de dois mandatos, Trump disse neste domingo (3) que “há métodos” para conseguir um novo mandato e que “não está brincando”.

    “Métodos alternativos? O que ele vai fazer? Método um: golpe de estado, seguindo o que tentou Jair Bolsonaro, não creio que o faça. A outra forma seria algum expediente ilegal, por exemplo, sair o vice-presidente candidato a presidente e ele sair candidato a vice. Ele seria eleito vice e não reeleito pela terceira vez presidente. O vice renuncia e ele assume. Como a Suprema Corte dos EUA entenderia esse tipo de manobra? Não sei”, continuou Cardozo.

    “É uma burla escancarada à Constituição, mas infelizmente há aqueles que pelo desejo de poder tudo fazem para nele permanecer. Mudam as regras do jogo, tentam atender às próprias expectativas, acho isso lamentável. Portanto, é com tristeza democrática que vejo iniciativa de Donald Trump, não faz bem para a democracia dos EUA”, completou.

    Tópicos