Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    José Eduardo Cardozo
    Blog

    José Eduardo Cardozo

    Comentarista da CNN. Advogado e professor de direito da PUC-SP e ESPM/SP. Mestre e Doutor em Direito, foi ministro da Justiça e Advogado-Geral da União no governo de Dilma Rousseff

    Cardozo: Candidatos de direita são ameaça para os de centro-esquerda

    "Parece claro, o Jair Bolsonaro foi eleito outro dia, um representante da direita. Ou seja, haverá essa ameaça"

    Os candidatos de direita ameaçam os de centro-esquerda, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta segunda-feira (3).

    “Nós estamos dois anos ainda antes das eleições, mas eu posso dizer desde já que é óbvio que os candidatos de direita ameaçam os de centro-esquerda. Parece claro, o Jair Bolsonaro foi eleito outro dia, um representante da direita. Ou seja, haverá essa ameaça”, disse.

    A fala acontece após a divulgação de uma pesquisa Genial/Quaest estimando o cenário eleitoral para a eleição presidencial de 2026. De acordo com o levantamento, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 30% das intenções de voto, enquanto candidatos de direita acumulam, juntos, outros 42%.

     

    “Essa pesquisa nesse momento, por isso, acho que diz muito pouco. Até porque ela faz uma construção que me parece bastante questionável na perspectiva da conclusão apresentada. Por exemplo, eu somo votos de vários candidatos dizendo que são candidatos de direita e que somando de Lula, eles ganhariam. Sim, agora, se esses candidatos forem todos unificados, esses eleitores migrarão para Lula ou não? Não se sabe dizer”, pontuou.

    “Não há uma ideologização clara no voto do Brasil. É possível que se Lula não for candidato, muitos votos de Lula não sigam para um candidato de esquerda. Então, essa soma de candidatos para totalizar um número que ganhe de Lula me parece um pouco artificiosa.”

    “Até porque Ciro Gomes não teve seus 9% contados nem de um lado, nem de outro. Vamos computar Ciro para a direita ou para a esquerda? Me parece que talvez seu espectro seja mais à esquerda, então teria que ser dentro desse raciocínio somado com Lula. Ficaria muito próximo dentro de uma margem de erro com os candidatos de direita”, finalizou.

    Na pesquisa, Lula está na frente, seguido do atual governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%; Gusttavo Lima (sem partido), com 12%; Pablo Marçal (PRTB), com 11%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 3%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), 3%. Completando as opções, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%.

    Tópicos