Cardozo: Não se pode usar o Hamas como pretexto para tirar palestinos de Gaza
"Eu defendo o Estado da Palestina e o Estado de Israel convivendo pacificamente. Não há sentido algum de tirar os palestinos da Palestina, e essa é a proposta de Donald Trump"
O Hamas não pode ser utilizado como pretexto para tirar o povo palestino de seu território, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta quarta-feira (5).
“Não posso utilizar o Hamas como um pretexto para tirar um povo do seu território e não creio que a maior parte do povo judeu, um povo sofrido, um povo que viveu sem pátria e sem terra durante tanto tempo vá querer isso com outras pessoas”, opinou.
“Eu não posso tirar as terras dos palestinos, eu tenho que garantir que eles tenham autonomia, que eles escolham os seus próprios governantes”, prosseguiu.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na última terça-feira (4) e expôs um plano para os EUA “assumirem” Gaza, realocarem palestinos para países vizinhos e reconstruírem o território devastado pela guerra no que ele descreveu como a “Riviera do Oriente Médio”.
Cardozo afirma que defende o “Estado da Palestina e o Estado de Israel convivendo pacificamente. Não há sentido algum de tirar os palestinos da Palestina, e essa é a proposta de Donald Trump, a imprensa está colocando isso, ele falou textualmente isso, tirar para daí cuidar. Ou seja, uma hegemonização estadunidense sobre a terra da Palestina?”
“Se nós olharmos a história da Palestina, por toda a situação de confrontos, desde a ocupação inglesa, todo um conjunto de situações, nós vamos verificar que existem setores que querem realmente tirar os palestinos da Palestina. Daquele setor que eles ocupam e não criar dois Estados autônomos, independentes, soberanos e que possam conviver pacificamente”, finalizou.