Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Iuri Pitta
    Blog

    Iuri Pitta

    Jornalista, mestre em administração pública e governo e professor universitário. Atuou como repórter, editor e analista em coberturas eleitorais desde 2000

    Atlas/CNN mostra o desembarque da polarização em um Rio que aprova gestão Paes

    Pesquisa é a primeira a mostra potencial de Ramagem, apoiado por Bolsonaro, mas prefeito conta com Lula e com gestão bem avaliada

    A primeira pesquisa Atlas/CNN no Rio de Janeiro revela a chegada da polarização nacional na disputa pelo segundo maior colégio eleitoral entre os municípios brasileiros.

    Por um lado, aponta a força do deputado Alexandre Ramagem (PL) como porta-voz do bolsonarismo na cidade em que o ex-presidente fez carreira política. Por outro mostra que o prefeito Eduardo Paes (PSD) tem como escudo a aprovação dos moradores da cidade protegida por São Jorge.

    Era questão de tempo até Ramagem ser reconhecido pelos cariocas como o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar a prefeitura. Até as convenções partidárias, o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) pode enfrentar problemas com a Justiça, dado que é alvo de investigação por espionagem ilegal.

    No primeiro turno de 2022, Bolsonaro venceu o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 47% a 43,47% – pouco mais de 100 mil votos de diferença, que quase dobraram no segundo turno daquele ano (52,66% a 47,34%).

    Esses dados podem indicar um dragão com potencial de engolir Paes, aliado de Lula e às voltas em ter ou não um nome indicado pelo PT para a vice ou poder compor uma chapa pura com o deputado Pedro Paulo (PSD). Mas o prefeito, como mostra a Atlas/CNN, tem como roupas e armas para se proteger a boa avaliação de seu governo e de sua imagem como político.

    Para os cariocas, só Paes tem aprovação com saldo positivo entre os chefes de Executivo: 9 pontos percentuais de saldo (52% de aprovação e 43% de desaprovação), enquanto Lula tem saldo negativo de 8 (43% a 51%) e o governador Cláudio Castro (PL), impressionantes -53 p.p. (19% de aprovação ante 72% de reprovação na cidade). A avaliação da gestão do prefeito tem os mesmos 9 pontos percentuais de saldo positivo.

    E mais: em uma lista de 9 políticos relevantes para os cariocas, Paes é o único com saldo positivo quando os entrevistados dizem ter imagem positiva ou negativa, com 8 p.p. – Bolsonaro tem -12 pontos e Lula, – 14 pontos.

    Nesse cenário, Paes pode invocar para si a oração a São Jorge, padroeiro informal dos cariocas, que tem São Sebastião como santo oficial da cidade. Mas há um dragão chamado Ramagem à espreita para subverter a história.