Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Isabel Mega
    Blog

    Isabel Mega

    Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

    PL calcula ter mais de 300 votos para aprovar projeto da anistia na Câmara

    Mapeamento interno da legenda mostra endosso de nove partidos, como União Brasil, PP e Republicanos

    O Partido Liberal (PL) entra em uma semana decisiva para pressionar pela tramitação do projeto de lei que anistia os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Pelos cálculos de lideranças da legenda, há no momento 309 sinalizações de apoio ao mérito da proposta.

    O mínimo necessário seria 257 votos e o mapeamento aponta um quórum maior do que o necessário para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) – 308.

    Os únicos partidos que apoiam integralmente a proposta são o próprio PL, que tem uma bancada de 92 parlamentares, e o Novo, com quatro deputados.

    Outras legendas do Centrão, como o PP, poderiam garantir 90% de endosso, o que daria 44 votos. No Republicanos, a adesão esperada é de 95%, o que daria 42 votos. No MDB, o porcentual cai para 40% e no PSD, 80%. Membros do PL esperam 17 votos de um e 35 de outro. Todas essas legendas têm ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    No mapeamento feito até aqui, apenas a federação PT-PCdoB-PV, o PDT, o PSB, a federação PSOL-Rede e o Solidariedade não têm votos computados a favor do projeto.

    À CNN, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que pretende avançar forte na articulação nesta segunda-feira (31), véspera de uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), programada para esta terça-feira (1º).

    Tópicos