Vereadora apresenta proposta para retomar rodeio em São Paulo
Iniciativa que proibiu os rodeios no estado é de 1993, ainda durante o mandato de Paulo Maluf. Justificativa na época era de que a prática envolvia “maus-tratos e crueldades de animais”
O rodeio pode voltar a ser realizado em São Paulo após mais de 30 anos de proibição.A vereadora Zoe Martinez (PL) apresentou um projeto de lei que exclui o rodeio das proibições de evento com animais na capital paulista.
A iniciativa que proibiu os rodeios em São Paulo é de 1993, ainda durante o mandato de Paulo Maluf. A justificativa na época era de que a prática envolvia “maus-tratos e crueldades de animais”.
Ao propor a retomada dos rodeios, a vereadora argumenta que a prática cultural evoluiu significativamente nos últimos anos. E que, caso seja retomada em São Paulo, deve ocorrer “dentro de um arcabouço legal que garanta o bem-estar animal, fomente a economia local e valorize a tradição paulista”.
“As legislações federais e estaduais estabelecem diretrizes claras para a prática, incluindo a fiscalização por profissionais veterinários, o uso de equipamentos que não causam dor ou sofrimento e a adoção de boas práticas que asseguram a integridade dos animais”, afirmou.
Segundo ela, o segmento dos rodeios representa fonte de geração de empregos diretos e indiretos, além de aquecer o setor turístico.
As entidades em defesa dos animais, no entanto, discordam da vereadora e argumentam que, mesmo diante de novas práticas, o rodeio ainda causa estresse e exaustão aos animais, que podem sofrer ferimentos e contusões.