Oposição vai pedir informações ao governo federal sobre viagem de Janja
Primeira-dama representa o Brasil em Paris, mas deu pouca publicidade à agenda oficial


O PL, de Jair Bolsonaro, vai ingressar com um pedido de informação na Casa Civil sobre a viagem da primeira-dama Rosângela Silva para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris.
A solicitação deve ser feita pelo gabinete da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). O partido quer saber quanto o governo brasileiro gastou com a viagem e detalhes das agendas da primeira-dama.
Janja retornou para o Brasil neste domingo. O governo informou que ela fez a viagem em avião de carreira e se hospedou na embaixada do Brasil em Paris.
O pedido do PL, ao qual a CNN teve acesso, questiona ainda por que o governo brasileiro mandou como representante do país alguém sem cargo oficial.
E pergunta se há “precedente de viagens oficiais realizadas por primeiras-damas como representante governamental”.
Na França, Janja participou da inauguração da Casa Brasil e de reunião com prefeitos franceses para fazer parte da Aliança Global contra a Fome. Também se encontrou com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
Mas nem todas as atualizações de agenda foram divulgadas com antecedência.
A ausência de publicidade tem sido criticada até mesmo por parlamentares de esquerda. Para eles, a primeira-dama poderia ter aproveitado a pauta positiva para melhorar a imagem do governo.
A assessoria de imprensa de Janja foi procurada pela CNN, mas ainda não se manifestou.