Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Mesmo sob nova direção, PSB não planeja mudar nome neste momento

    Ala do partido defende retirar “socialista” da sigla

    Mesmo com a mudança no comando do partido, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) não deve mudar de nome neste momento.

    Na sigla, há dirigentes partidários que defendem a retirada da menção ao socialismo, sobretudo para reforçar a identidade de centro-esquerda da legenda.

    O comando da legenda, no entanto, avalia que não é o momento, o que pode ocorrer, eventualmente, diante de uma fusão partidária, por exemplo.

    “Esse debate até este momento não aconteceu. E não há nenhum motivo plausível para o PSB negar a suas característica, sua identidade”, afirmou à CNN o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.

    Em maio, o partido deve mudar seu comando. O prefeito de Recife, João Campos, conta hoje com apoio majoritário para se tornar presidente nacional do PSB.

    A sigla PSB significa Partido Socialista Brasileiro. A ideia defendida por lideranças jovens é de que a sigla seja mantida, mas que a legenda passe a chamar Partido da Sociedade Brasileira.

    Até mesmo os defensores da alteração avalia que a discussão ainda é embrionária. E que o ideal é aconteça depois da mudança do comando da legenda.

    Nas últimas eleições municipais, o PSB já se apresentou como um partido mais ao centro, uma espécie de alternativa de esquerda, com as candidaturas de João Campos, em Recife, e de Tabata Amaral, em São Paulo.

    A ideia é de que a legenda continue a acenar ao centro, mantendo pautas progressistas e trabalhistas, em uma alternativa ao PT e ao PSOL.

    Tópicos