Mesmo sob nova direção, PSB não planeja mudar nome neste momento
Ala do partido defende retirar “socialista” da sigla


Mesmo com a mudança no comando do partido, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) não deve mudar de nome neste momento.
Na sigla, há dirigentes partidários que defendem a retirada da menção ao socialismo, sobretudo para reforçar a identidade de centro-esquerda da legenda.
O comando da legenda, no entanto, avalia que não é o momento, o que pode ocorrer, eventualmente, diante de uma fusão partidária, por exemplo.
“Esse debate até este momento não aconteceu. E não há nenhum motivo plausível para o PSB negar a suas característica, sua identidade”, afirmou à CNN o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.
Em maio, o partido deve mudar seu comando. O prefeito de Recife, João Campos, conta hoje com apoio majoritário para se tornar presidente nacional do PSB.
A sigla PSB significa Partido Socialista Brasileiro. A ideia defendida por lideranças jovens é de que a sigla seja mantida, mas que a legenda passe a chamar Partido da Sociedade Brasileira.
Até mesmo os defensores da alteração avalia que a discussão ainda é embrionária. E que o ideal é aconteça depois da mudança do comando da legenda.
Nas últimas eleições municipais, o PSB já se apresentou como um partido mais ao centro, uma espécie de alternativa de esquerda, com as candidaturas de João Campos, em Recife, e de Tabata Amaral, em São Paulo.
A ideia é de que a legenda continue a acenar ao centro, mantendo pautas progressistas e trabalhistas, em uma alternativa ao PT e ao PSOL.