Lula planeja reunião extraordinária do Conselhão para ajuda ao RS
Ideia é mobilizar setor privado para discutir medidas de ajuda diante da tragédia das enchentes


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja convocar uma reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão.
A ideia é promover o encontro no início da próxima semana, no Palácio do Planalto, com o grupo formado por representantes da sociedade civil.
O foco será a discussão de planos e medidas para ajudar o Rio Grande do Sul, que desde abril tem sofrido com fortes chuvas que já deixaram dezenas de mortos.
O Conselhão é formado por empresários, sindicalistas e ativistas e é responsável por assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico.
O Palácio do Itamaraty informou que pelo menos sete países já manifestaram disposição em ajudar o Brasil no apoio à população atingida pela tragédia no Rio Grande do Sul.
A maior parte deles é da América do Sul, mas houve contato ainda do Oriente Médio e América do Norte.
Nos últimos dias, segundo o governo brasileiro, Argentina, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Venezuela manifestaram solidariedade e ofereceram doações e ajuda.