Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Lula deve enviar em outubro projeto de reestruturação das carreiras públicas

    Iniciativa, preparada pelo Ministério da Gestão e Inovação, deve abranger 90% do serviço público

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende enviar na primeira quinzena de outubro ao Congresso Nacional o projeto de lei que reestrutura as carreiras públicas.

    O esboço da iniciativa deve ser finalizado na próxima semana pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e enviado para a Casa Civil para a conclusão da medida.

    Ao todo, foram fechados 40 acordos com categorias profissionais para a elaboração da proposta, sendo metade deles de extensão da carreira.

    A proposta, que inclui na legislação os acordos salariais, deve abranger 90% das carreiras públicas e pode ter um impacto no ano que vem de cerca de R$ 16 bilhões.

    O Palácio do Planalto trabalha para aprová-lo até o final de novembro. A iniciativa faz parte do esforço do governo federal por uma reforma administrativa fatiada.

    Além da reestruturação de carreiras públicas, o presidente quer levar adiante proposta para restringir o acúmulo de gratificações, o que levam ao pagamento de supersalários no serviço público.

    As iniciativas têm o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que gostaria de aprovar as propostas ainda durante seu mandato legislativo.

    Lira deixa o posto de presidente da Casa Legislativa em fevereiro. Por isso, o esforço tem sido de aprovação da reestruturação de carreiras ainda neste ano.

    Lula sanciona lei que permite visita de crianças aos pais em hospitais

    Tópicos