Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Deputada pede esclarecimentos sobre participação de Lula em Círio de Nazaré

    Presidente carregou imagem de Nossa Senhora de Nazaré; Bolsonaro foi proibido de fazer o mesmo em 2022

    A líder da minoria na Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PL-DF), enviou ofício à Arquidiocese de Belém cobrando esclarecimentos sobre a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Círio de Nazaré.

    A parlamentar de oposição questiona o motivo de a imagem de Nossa Senhora Nazaré ter sido carregada pelo presidente durante a romaria fluvial.

    Em 2022, quando estava à frente da Presidência da República, Jair Bolsonaro foi proibido de carregar a imagem sacra. Na época, a Arquidiocese de Belém afirmou ter o compromisso de manter o Círio de Nazaré isento de conotação política.

    No pedido, obtido pela CNN, a parlamentar alega que é “imprescindível que existam critérios claros e rigorosos sobre quem pode ou não tocar na imagem sagrada”.

    Para ela, apenas pessoas devidamente autorizadas pela Igreja Católica, como membros do clero, devem ter permissão para manusear a imagem durante as procissões.

    “Isso é essencial para garantir o respeito e a reverência devida à Nossa Senhora, preservando o caráter sacro da tradição e evitando qualquer forma de exploração política ou uso indevido da imagem”, afirmou.

    “Eu gostaria de entender quais critérios serão adotados para a participação de autoridades nas próximas romarias, bem como quais medidas serão implementadas para garantir a preservação do caráter sagrado do evento e evitar qualquer conotação política ou partidária”, afirmou a parlamentar.

    A CNN procurou a Arquidiocese de Belém e ainda não teve resposta. O Palácio do Planalto disse que não vai comentar.

    Entenda por que o governo quer retomar o horário de verão

    Tópicos