Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Débora Oliveira
    Blog

    Débora Oliveira

    Certificada pelo Programa B3 de Formação Continuada em Mercado de Capitais para jornalistas com atuação em grandes emissoras, como SBT, Band e RedeTV, e analista de economia sem economês

    Associações de supermercados lançam aplicativo para mapear prejuízos no RS

    Lançamento da plataforma deve ocorrer hoje durante reunião do setor

    Associações que representam o setor de supermercados devem lançar na tarde desta segunda-feira (06) um aplicativo para mapear os estabelecimentos que tiveram inundações e estão enfrentando dificuldades com as enchentes dos últimos dias no Rio Grande do Sul.

    A informação foi confirmada à CNN pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. A iniciativa tem parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

    “Vamos mapear e passar as informações aos fornecedores brasileiros para que ajudem essas empresas, prorrogando prazos de pagamentos e auxiliando na reconstrução”, explica.

    A reunião desta segunda-feira foi marcada pela Abras para às 17h, por videoconferência, na qual deverá ser avaliada a situação de abastecimento do estado, já que existem relatos de falta de produtos em algumas regiões.

    “Vamos discutir um plano de ação para a atuação do setor, assim como vamos analisar como está essa situação do abastecimento nesse momento trágico que o Rio Grande do Sul vem passando”, diz João Galassi, presidente da Abras.

    Longo explica ainda que como se trata de uma catástrofe, todos precisam de ajuda, tanto os donos dos estabelecimentos como o consumidor. Por isso, com a ajuda de alguns fornecedores e com a Associação Brasileira de Supermercados, a Agas vai subsidiar doação de cobertores, água mineral e kits de limpeza e alimentos.

    Supermercados de outros estados e municípios do país, também podem ajudar nesse momento, segundo o presidente da associação gaúcha do setor.

    “Os supermercados do Brasil, que não estão sofrendo essa catástrofe, podem auxiliar antecipando pagamentos das faturas e das duplicatas das indústrias que foram afetadas aqui no nosso estado”, diz.

    Desde o dia 29 de abril o Rio Grande do Sul enfrenta enxurradas que, até este domingo, 5 de maio, já somam um prejuízo parcial de R$ 559,8 milhões, de acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

    Porém, esse montante se refere apenas aos danos já levantados e disponibilizados por 19 municípios e, até o momento, 341 cidades do estado foram afetadas segundo a Defesa Civil do Estado.