Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Débora Bergamasco
    Blog

    Débora Bergamasco

    Débora Bergamasco é jornalista, com passagem pelas redações de Estadão, Folha, O Globo, Época, IstoÉ e SBT

    Oposição articula para barrar taxação de super-ricos

    Estratégia dos parlamentares do PL é pressionar o governo a compensar isenção com corte de gastos

    Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para lançar amanhã o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil — em uma tentativa de recuperar popularidade —, a oposição já articula um contra-ataque.

    A CNN apurou que a bancada do Partido Liberal (PL) não pretende se opor diretamente a esse ponto específico da proposta governista, já que a medida tem forte apelo popular.

    No entanto, a oposição deseja colocar o governo contra a parede. O PL deve apresentar um destaque para retirar qualquer iniciativa que preveja compensação financeira da medida por meio da taxação de ricos e super-ricos.

    Segundo informações preliminares, a proposta do Ministério da Fazenda prevê cobrir a renúncia fiscal elevando impostos para quem recebe acima de R$ 50 mil mensais — algo que a oposição não pretende aceitar.

    De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, os oposicionistas quer pressionar o governo a focar a compensação no corte de gastos. Caso o texto não seja aprovado com uma compensação considerada convincente, a aposta dos bolsonaristas é que o mercado pode reagir negativamente, com alta do dólar e queda da bolsa. “O tiro pode sair pela culatra”, afirmou uma liderança à CNN

    Tópicos