Ministério dos Direitos Humanos começa força-tarefa para emissão de documentos no RS
Disque 100 também será disponibilizado para que população relate desaparecimentos, peça resgate ou ofereça doações


O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, informou à CNN que equipes da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Cidadania estão no Rio Grande do Sul para fazer um levantamento da demanda da população para providenciar a emissão de documentos perdidos nas enchentes.
A pasta também destacou a disponibilização de novos canais do Disque 100, meio pelo qual a comunidade pode relatar desaparecimento, pedir resgate, oferecer doações ou até se voluntariar para trabalhar nas regiões afetadas, além de denunciar violação de direitos humanos e relatar situações de crianças e adolescentes desaparecidos ou desacompanhados dos seus responsáveis.
“Desde o primeiro momento, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania está mobilizado e integra os esforços do Governo Federal para dar todo o apoio necessário ao Rio Grande do Sul, que sofre diante da tragédia que assola todo o estado. Não mediremos esforços para garantir que os atingidos acessem os seus direitos e tenham sua dignidade restabelecida”, disse o ministro Silvio Almeida à CNN.
Nesta semana, uma nova força-tarefa também será enviada para mapear as necessidades de crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, presos e adolescentes em medidas socioeducativas. Neste caso, trata-se de uma ação interministerial.