TCU vai apurar caso Enel e terá reuniões com Tarcísio e Nunes
Cerca de 354 mil clientes estão sem luz na capital paulista, segundo balanço da manhã desta segunda-feira (14)
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, disse à CNN que determinou à Corte que sejam analisados os motivos do apagão em São Paulo e que o ministro Augusto Nardes irá a capital paulista se reunir com o governador Tarcísio de Freitas e com o prefeito Ricardo Nunes.
“A equipe de auditoria do TCU fez uma análise documental, estática e tirou conclusões técnicas que merecem atenção. Entretanto emergências climáticas dinâmicas precisam ser consideradas na operação de concessionárias, especialmente as que prestam serviços públicos essenciais, como fornecimento de energia elétrica. Pedirei ao relator, ministro Augusto Nardes, que examine esse quadro gravíssimo com o rigor necessário”, disse Dantas à CNN.
De acordo com ele, Nardes está indo a São Paulo para uma reunião com prefeitura e governo do estado. A reunião deve ocorrer amanhã à tarde no Palácio dos Bandeirantes
Nardes é relator de uma representação que tramita na corte e que analisa as causas do apagão ocorrido em São Paulo em 2023.
Até agora, um relatório elaborado pela corte concluiu que não foram encontradas irregularidades na atuação do Poder Público, apesar de a Aneel ter reconhecido a necessidade de aprimoramento da regulação no tratamento de eventos climáticos extremos.
A área técnica da corte propôs a realização de uma auditoria operacional para aprofundar as análises sobre os impactos de eventos climáticos extremos no setor elétrico.
A representação precisa ser levada ainda ao plenário para votação.