PT pede à PGR uso de tornozeleira eletrônica em Bolsonaro
Pedido de providências contra o ex-presidente visa garantir uma eventual punição em caso de condenação
O PT encaminhou, à Procuradoria-Geral da República (PGR), um pedido de providências contra o ex-presidente Jair Bolsonaro para que se possa garantir uma eventual punição, em função da denúncia contra ele por suposta participação na chamada trama golpista, caso ele seja condenado.
Dentre as medidas pedidas estão tornozeleira eletrônica e a proibição para não se aproximar de embaixadas. “Imperiosa é a imposição das medidas cautelares previstas no artigo 319, do Código de Processo Penal, notadamente a proibição de se ausentar de Brasília sem autorização judicial, proibição de se aproximar de embaixadas estrangeiras instaladas no território nacional, bem como o seu monitoramento eletrônico”, diz o documento.
A petição é assinada pelos deputados Rogério Correia (MG) e Lindbergh Farias Farias (RJ).
Sobre as tornozeleiras, eles dizem que esta medida “é imprescindível para garantir a permanência do acusado em solo brasileiro, haja vista a possibilidade de fuga por vias terrestres”.
Afirmam ainda que Bolsonaro já sinalizou que concordaria em pedir asilo diplomático.
“Existem elementos que indiquem que o ex-presidente pode, ainda, pretender a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do país e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento”, afirmam os petistas.
Procurada, a defesa de Bolsonaro não se manifestou.