Centrão, Novo e bolsonaristas se uniram para derrubar PEC 6×1 em 2023
Pedido de retirada foi formalizado pelos deputados Gilson Marques (Novo-SC), Julia Zanatta (PL-SC) e Capitão Alberto Neto (PL-AM)


Integrantes do Centrão se aliaram à oposição bolsonarista e ao Partido Novo no dia 28 de novembro de 2023 para retirar, da pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, uma Proposta de Emenda à Constituição que buscava o fim da escala 6×1.
O texto havia sido apresentado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e tinha teor semelhante à proposta apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que hoje conseguiu as assinaturas necessárias para protocolar a PEC.
Por 30 votos a 25, ele foi retirado de pauta da CCJ.
Os votos, que levaram à vitória foram dados por integrantes do Centrão, egressos de legendas como Republicanos, União Brasil, PP, pela oposição bolsonarista do PL e pelo Partido Novo.
O pedido de retirada foi formalizado pelos deputados Gilson Marques (Novo-SC), Julia Zanatta (PL-SC) e Capitão Alberto Neto (PL-AM).
As notas taquigráficas da sessão mostram que os três lideraram o debate para retirada de pauta, contando com a ajuda de deputados de partidos do Centrão como José Nelto (PP-GO) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP).
Ao final, os 30 votos que levaram a retirada de pauta foram dados por PP, Republicanos, Novo, União Brasil, PL e MDB.
Deputados da base aliada como PT, PSB e PSOL votaram contra a retirada de pauta.