Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira
    Blog

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    Auditores da Receita preveem crescimento no PIB em 2026 com novo IR

    Sindifisco Nacional afirma que as cifras desembolsadas pelos mais ricos, para compensar a medida, seriam utilizadas para outros fins, não tendo efeito sobre o consumo

    Um estudo do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) projetou um crescimento de até 0.3 pontos percentuais no PIB de 2026, caso seja aprovado o projeto, apresentado pelo governo, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda.

    De acordo com a instituição, pelo fato de que grande parte dos valores, que deixarão de ser pagos ao Fisco, acabarão injetados no consumo da população que será isentada.

    O Sindifisco Nacional afirma ainda que as cifras desembolsadas pelos mais ricos, para compensar a medida, seriam utilizadas para outros fins, não tendo, portanto, efeito sobre o consumo.

    “O projeto impacta o PIB de duas formas: uma pequena redução no investimento e um possível grande crescimento no consumo. Os beneficiados fazem parte de um grupo que necessita de recursos e deve adquirir produtos e serviços de outras pessoas, que vão também consumir mais, então teremos um efeito multiplicador na economia. A expectativa é que esse efeito multiplicador compense a pequena redução no investimento, causando um crescimento de até 0.3 pontos percentuais no PIB”, disse o presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real.

    O crescimento da economia, com a proposta, é justamente uma das apostas do governo. Com isso, espera ter também uma recuperação da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Como mostrou a CNN, o governo mapeou as bancadas e está otimista com uma aprovação na Câmara até junho.

    Tópicos