
Análise: Vida do governo piora com novo comando do Congresso
Esse cenário já é desafiador para Lula, que precisa lidar com inflação em alta, popularidade em queda e um crescente descontentamento da sociedade com o governo
O presidente Lula não terá uma trajetória fácil com a nova liderança do Congresso. O perfil político agressivo de Davi Alcolumbre e as conexões políticas de Hugo Motta com a oposição indicam um período de instabilidade na política brasileira.
Esse cenário já é desafiador para Lula, que precisa lidar com inflação em alta, popularidade em queda e um crescente descontentamento da sociedade com o governo.
Até agora, Lula aposta em duas estratégias para retomar as rédeas da situação.
A primeira é a reforma ministerial, cujo impacto político é incerto. A equação política em Brasília mudou, e os cargos na Esplanada valem menos do que há 20 anos, quando ele ocupava seu primeiro mandato.
A segunda estratégia é uma aliança política com o STF para retomar o controle das emendas parlamentares das mãos do Congresso.
Entretanto, esse movimento tem sido contestado por deputados e senadores, e a nova presidência do Congresso deverá liderar a resistência.