Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira
    Blog

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    Saiba quanto vai custar pedágio do futuro túnel Santos-Guarujá

    Obra prevê três faixas na pista, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados a pedestres e ciclista

    O edital do túnel submerso Santos-Guarujá que o presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lançarão na manhã desta quinta-feira (26) prevê a cobrança automática de pedágio já fixada em R$ 6,15 por meio de pórticos que eliminam as tradicionais praças de pedágio.

    Os pórticos são estruturas altas construídas em estradas, equipadas com câmeras, que identificam os veículos para cobrar os veículos sem a necessidade de eles pararem em cabines, fazendo a cobrança de forma automática.

    Esse sistema é conhecido como “free flow” e garante um fluxo contínuo de veículos.

    Além disso, o edital também vai prever exigências de licenciamento ambiental e monitoramento contínuo para reduzir danos ao ecossistema local.

    A dragagem do fundo marítimo, por exemplo, necessária para a instalação do túnel, será feita com técnicas que evitam a ressuspensão de sedimentos para proteger a fauna marinha.

    Já o transporte e a imersão dos módulos também seguirão protocolos para preservar a qualidade da água e reduzir interferências no meio aquático.

    O edital vai prever ainda medidas de compensação ambiental, como reflorestamento e proteção de áreas sensíveis.

    Também estão previstas três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclista.

    O investimento está estimado em R$ 5,77 bilhões, tendo como data-base outubro de 2024.

    O túnel será o primeiro imerso do Brasil, com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos.

    Shopping Iguatemi, em SP, terá teatro, rooftop e novas lojas em 2026

    Tópicos