Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Coppolla
    Blog

    Caio Coppolla

    Comentarista da CNN. Formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), é especialista em comunicação digital, colunista, consultor e palestrante

    Coppolla: EUA vêm historicamente sendo prejudicados pela OMC

    “Em alguns setores específicos, por exemplo a manufatura de carros, a tarifa chinesa é 25%, às vezes quatro vezes maior do que a tarifa americana”

    Os Estados Unidos vêm historicamente sendo prejudicados pelas regras em geral adotadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou o comentarista Caio Coppolla no programa O Grande Debate desta quarta-feira (9).

    “Se precisar citar alguma, a principal dela é a regra da nação mais favorecida que permitiu, por exemplo, que enquanto os EUA tivessem uma média de tarifas na casa de 3,3%, a China praticasse mais do que o dobro. Uma média global de 7,5%. Não só isso, em alguns setores específicos, por exemplo a manufatura de carros, a tarifa chinesa é 25%, às vezes quatro vezes maior do que a tarifa americana”, disse.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que aumentaria as taxas de importação sobre a China para 125%, intensificando sua retaliação com Pequim.

    “O Trump sabe que a economia americana e a força militar americana ainda são incomparáveis no mundo. Por isso o esforço de manter a liderança e de tentar consertar um sistema que está quebrado, um sistema em que existem assimetrias de taxas, de impostos, de barreiras comerciais. Isso tem que ser feito de uma forma chocante”, continuou.

    “O nome disso é liderança, é colocar os interesses do seu país em primeiro lugar, todas as nações deveriam fazer isso e chegar a uma composição. A China não é predatória só para os EUA, ela é globalmente predatória do ponto de vista comercial, do ponto de vista tarifário e de certa forma os EUA mais uma vez estão capitaneando uma reação do mundo livre a essas práticas comerciais escusas”, concluiu.

    Tópicos