Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Feldman
    Blog

    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Pneu “frisado”: parece novo, mas é picaretagem das mais perigosas

    Especialista alerta sobre técnica ilegal que aprofunda sulcos de pneus desgastados, comprometendo a segurança e enganando consumidores

    Uma prática perigosa e enganosa está ganhando destaque no mercado automotivo: o ‘pneu frisado’. Esta técnica ilegal, que visa dar uma aparência de novo a pneus desgastados, tem sido alvo de alerta por especialistas devido aos riscos que representa para a segurança dos motoristas.

    Boris Feldman, especialista da CNN, explica que o processo consiste em aprofundar artificialmente os sulcos de pneus quase carecas usando uma resistência elétrica. Embora o resultado visual seja de um pneu com sulcos profundos, semelhante a um novo, a realidade é bem diferente.

    Riscos à segurança

    O procedimento é extremamente perigoso, pois pode afetar a estrutura do pneu. Ao aprofundar os sulcos já desgastados, corre-se o risco de atingir a estrutura metálica interna, comprometendo seriamente a integridade e segurança do pneu.

    Feldman enfatiza que nenhum fabricante de pneus recomenda essa prática para veículos de passeio. Ele alerta: ‘É um perigo, nenhum especialista, nenhuma fábrica de pneu recomenda fazer isso’.

    Diferença entre veículos pesados e de passeio

    É importante ressaltar que existe uma diferença crucial entre pneus de veículos pesados e de passeio. Alguns pneus de caminhões e ônibus são projetados para serem ‘ressulcados’, como indicado pela inscrição ‘Re-groovable’ em sua lateral. No entanto, isso não se aplica aos pneus de automóveis comuns.

    Alerta aos consumidores

    Feldman adverte os consumidores, especialmente aqueles interessados em carros usados, a ficarem atentos a esta prática fraudulenta. ‘Tome cuidado quando você estiver comprando um carro usado, o pessoal faz muito isso nos pneus para você bater o olho e achar que está novinho, sulco profundo’, alerta o especialista.

    A prática do ‘pneu frisado’ não apenas engana os consumidores, mas também coloca em risco a vida de todos os ocupantes do veículo. É fundamental que os motoristas estejam cientes deste perigo e optem sempre pela substituição adequada dos pneus desgastados, priorizando a segurança acima de tudo.

    Pneus novos devem ir na parte dianteira ou traseira do carro?

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos