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    Boris Feldman
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    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Nitrogênio: ótima receita para se jogar dinheiro no lixo

    Boris Feldman explica por que o uso de nitrogênio em pneus de carros comuns não compensa, apesar de suas vantagens técnicas

    O uso de nitrogênio para calibrar pneus de automóveis comuns tem sido um tema recorrente entre motoristas, mas será que realmente vale a pena? Boris Feldman, especialista automotivo da CNN, esclarece que, apesar de suas vantagens técnicas, a prática pode ser considerada um desperdício de dinheiro para a maioria dos proprietários de veículos.

    O nitrogênio apresenta benefícios significativos em relação ao ar comprimido tradicional. Suas moléculas são maiores, dificultando o vazamento por microporosidades da borracha do pneu. Além disso, o gás é mais estável em altas temperaturas, mantendo a pressão constante mesmo quando o pneu esquenta durante a rodagem. Outra vantagem é a ausência de umidade, que previne a oxidação de partes metálicas internas do pneu.

    Apesar dessas características positivas, Boris Feldman ressalta que as vantagens do nitrogênio são mais relevantes para carros de competição, como os da Fórmula 1, do que para veículos de uso cotidiano. Para automóveis comuns, a diferença prática é mínima, especialmente considerando o custo adicional do serviço.

    “O que você paga para acertar a pressão com nitrogênio não compensa esse custo, porque acertando com ar comprimido de duas em duas semanas, o problema está resolvido”, afirma o especialista. Ele sugere que a calibragem regular com ar comprimido, realizada quinzenalmente, é suficiente para manter os pneus em boas condições.

    Feldman também menciona que o uso de nitrogênio em pneus de carros comuns já esteve na moda, mas atualmente não é tão popular. A prática ainda é oferecida em alguns postos de combustível, porém, o especialista adverte que os principais beneficiários dessa tendência são as empresas fornecedoras do gás, como a White Martins.

    Em conclusão, embora o nitrogênio ofereça vantagens técnicas inegáveis, seu uso em veículos de passeio não apresenta uma relação custo-benefício favorável. Para a maioria dos motoristas, a calibragem regular com ar comprimido continua sendo a opção mais prática e econômica para manter os pneus em condições ideais de uso.

    O que acontece ao mudar o perfil dos pneus do carro? É permitido?

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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