Maior desgaste do motor do carro é pela manhã; entenda motivo
Boris Feldman explica por que o motor sofre mais desgaste após ficar parado por horas e dá dicas para evitar danos ao veículo
Muitos motoristas podem se surpreender com essa informação, mas o maior desgaste do motor do automóvel ocorre exatamente quando o veículo é ligado pela manhã ou após ficar muitas horas parado.
O motivo desse desgaste está relacionado à lubrificação do motor. “É essencial que o motor funcione, que os pistões, por exemplo, que sobem e descem dentro do cilindro, estejam bem lubrificados pelo óleo do motor“, observa o especialista em automóveis Boris Feldman.
Quando o carro fica parado por várias horas, o óleo se acumula no cárter, na parte inferior do motor. Ao ligar o veículo, a bomba de óleo precisa de alguns segundos para distribuir o lubrificante por todo o motor. Nesse breve intervalo, ocorre um atrito maior entre as peças, causando um desgaste adicional.
Cuidados ao ligar o veículo
Para minimizar esse desgaste, Feldman recomenda alguns cuidados simples:
- Ao ligar o carro pela manhã ou após um longo período parado, aguarde de 20 a 30 segundos antes de movimentar o veículo. Esse tempo permite que o óleo chegue ao topo do motor e lubrifique todas as partes.
- Evite acelerar o motor logo após ligá-lo. Essa prática, comum entre alguns motoristas, é desnecessária e pode ser prejudicial.
- Da mesma forma, não há necessidade de acelerar o motor antes de desligá-lo.
Curiosidade sobre carros de aplicativo e táxis
De acordo com Feldman, os motores de carros utilizados como táxi ou por motoristas de aplicativos tendem a durar mais. Isso ocorre porque esses veículos estão em constante funcionamento, evitando os ciclos frequentes de resfriamento e aquecimento que causam maior desgaste.
“Por isso é que muita gente olha com muito carinho para carros que rodaram como táxi ou como aplicativo”, afirma o especialista, destacando que, contrariamente à crença popular, esses veículos podem ter motores em melhor estado de conservação.
Sem ir à oficina: 5 itens para verificar no carro ainda na garagem