Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Feldman
    Blog

    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Luz do óleo no painel pode estar te enganando; veja como evitar danos

    Jornalista Boris Feldman alerta sobre o real significado da luz do óleo no painel e os riscos de interpretação equivocada para a saúde do motor

    A luz do óleo no painel do carro é um alerta que muitos motoristas interpretam erroneamente. O jornalista e especialista em automóveis, Boris Feldman, esclarece esse mal-entendido comum.

    Quando a luz vermelha do óleo se acende no painel, muitos motoristas assumem imediatamente que o nível de óleo está baixo. No entanto, Feldman adverte que essa interpretação pode ser enganosa e potencialmente perigosa para o veículo.

    O verdadeiro significado da luz de óleo

    O especialista explica que a luz pode se acender por dois motivos distintos: nível baixo de óleo ou queda na pressão do sistema de lubrificação. “Você vai ao posto, completa o nível que estava baixo mesmo, e quando você completa o nível, a luz apaga”, diz Feldman, descrevendo o cenário mais comum e menos preocupante.

    No entanto, ele alerta para uma situação mais grave: “Mas ela pode se acender, você vai ao posto, o nível está certo, não tá faltando óleo. Por que que ela se acendeu? Porque o nível do óleo tá certo, mas faltou óleo no sistema de lubrificação. A pressão do óleo caiu”.

    Riscos para o motor

    A queda na pressão do óleo, mesmo com o nível correto, é um problema sério que requer atenção imediata. Feldman enfatiza a gravidade da situação: “Nesse caso, acendeu a lâmpada, o nível do óleo tá certo lá no posto, você conferiu? Então vai correndo pra oficina, porque essa luz de alerta diz, tá faltando lubrificação do motor”.

    O jornalista alerta para as consequências potencialmente catastróficas de ignorar esse aviso: “Sabe o que acontece? O motor pode fundir”. Ele aconselha os motoristas a não subestimarem a importância desse sinal, comparando-o humoristicamente à lâmpada do Aladdin, mas ressaltando que não adianta fazer pedidos mágicos nessa situação.

    Boris Feldman conclui com um conselho bem-humorado, mas sério: “Aliás, adianta fazer o pedido sim, pede pro motor não fundir até você chegar na oficina”. A mensagem é clara: ao ver a luz do óleo acesa, verifique o nível, mas se estiver correto, busque assistência mecânica imediatamente para evitar danos graves ao motor do veículo.

    Confira os carros elétricos e híbridos mais vendidos do 1º semestre

    Tópicos