Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Feldman
    Blog

    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Carro preto consome mais combustível? Entenda

    Boris Feldman explica como cor do veículo pode afetar o uso do ar-condicionado e, consequentemente, o gasto com combustível

    A cor do seu carro pode ter um impacto significativo no consumo de combustível, segundo o especialista em automóveis Boris Feldman. Em uma análise surpreendente, ele revela que os veículos de cores escuras tendem a consumir mais combustível do que os de cores claras, especialmente em países tropicais como o Brasil.

    O motivo por trás dessa diferença não está diretamente relacionado à mecânica do veículo, mas ao uso do ar-condicionado. “Principalmente em um país tropical como o nosso, você está sempre ligando o ar condicionado do automóvel, e o ar condicionado puxa energia do motor, de algum lugar tem que sair a energia para o ar condicionado.”

    A física por trás do fenômeno

    As cores escuras absorvem mais os raios solares, o que resulta em um aquecimento mais rápido e intenso do interior do veículo. Consequentemente, o sistema de ar-condicionado precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna agradável, consumindo mais energia do motor e, por extensão, mais combustível.

    Para ilustrar a magnitude dessa diferença, Feldman propõe um experimento simples: “Dois carros parados, um branco e um preto, um ao lado do outro, recebendo o sol, os raios solares, depois de algumas horas é inacreditável. Mas a temperatura interna do carro preto chega a estar dez graus mais elevada que a do carro branco.”

    Essa disparidade de temperatura se traduz diretamente em um maior esforço do sistema de climatização nos veículos de cores escuras. “Isso significa que quanto mais claro for o carro, menos ele se esquenta internamente, menos o ar condicionado tem que funcionar e menor o consumo de combustível”, conclui o especialista.

    Para os consumidores preocupados com eficiência energética e economia de combustível, a escolha da cor do veículo pode ser um fator a se considerar, especialmente em regiões de clima quente. Embora outros fatores como modelo do veículo, estilo de direção e manutenção adequada também influenciem no consumo, a cor pode representar uma variável adicional na equação da economia de combustível.

    Quatro curiosidades sobre o novo Nissan Kicks

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos