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    Boris Feldman
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    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Carro novo: pneus e pastilhas de freio precisam amaciar; entenda por quê

    Especialista explica que, embora o motor não necessite mais de amaciamento, outros componentes do veículo ainda precisam de ajustes iniciais

    Ao adquirir um carro novo, muitos motoristas se perguntam se ainda é necessário o tradicional período de amaciamento. Segundo o jornalista especializado em automóveis, Boris Feldman, a resposta não é simples. Ele esclarece que, diferentemente do passado, os motores dos carros modernos não exigem mais um longo período de amaciamento. No entanto, Feldman recomenda evitar exigências extremas do motor nos primeiros mil quilômetros.

    O especialista ainda destaca que, diferentemente do motor, outros componentes do veículo novo ainda vão precisar ser ajustados no início.

    Componentes que ainda precisam de ajustes

    Apesar da evolução dos motores, outros componentes do veículo ainda se beneficiam de um período de adaptação. Feldman destaca dois elementos cruciais:

    • freios; e
    • pneus.

    Os freios, que funcionam por atrito, necessitam de 200 a 300 quilômetros para que as pastilhas se ajustem adequadamente aos discos, e as lonas aos tambores. Este processo garante uma melhor eficiência do sistema de frenagem.

    Quanto aos pneus, o especialista ressalta que eles também operam por atrito e, quando novos, não oferecem imediatamente a melhor aderência possível. Feldman menciona que, em carros de competição, é comum realizar um tratamento na superfície dos pneus novos para maximizar o atrito desde o início.

    Recomendações para novos proprietários

    Embora não seja mais necessário amaciar o carro por 4.000 ou 5.000 quilômetros, como era recomendado antigamente, Feldman aconselha os proprietários de veículos novos a terem paciência nas primeiras centenas de quilômetros.

    Esta abordagem mais cautelosa permite que o motor, os freios e os pneus atinjam seu desempenho ideal, garantindo maior segurança e eficiência do veículo a longo prazo.

    Mesmo com os avanços tecnológicos na indústria automobilística, um período inicial de adaptação ainda é benéfico para certos componentes do veículo, contribuindo para sua longevidade e desempenho otimizado.

    Veja também: Pneu de carro elétrico é diferente?

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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