TSE faz sessão inédita com presença de mais ministras nesta quinta (9)
Tribunal também lança campanha sobre participação feminina na política


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta quinta-feira (9), a primeira sessão de sua história com maioria formada por mulheres, entre os ministros, com magistradas negras e brancas na mesma proporção.
A maioria feminina já havia sido alcançada em outras sessões, mas nunca com a presença de duas ministras brancas e duas ministras negras: Carmen Lúcia, Isabel Gallotti, Edilene Lobo e Vera Lúcia. Serão quatro mulheres e três homens.
O fato inédito será destaque na fala do presidente da Corte, Alexandre de Moraes, que fará o lançamento de uma nova campanha da justiça eleitoral para incentivar a participação feminina na política.
A campanha mostra que com a ideia de que “política não é coisa de mulher” vem mudando com o tempo, mas que avanços maiores precisam ser obtidos. A participação feminina na política segue uma longa trajetória, desde 1932, com a liberação do voto feminino. A propaganda traz recortes de histórias de mulheres, de diferentes idadades, e ressalta que “juntas podemos mudar a história”.
A partir de junho, a corte será presidida pela ministra Carmen Lúcia, que comandará o processo das eleições 2024 e também as regras que irão disciplinar o pleito de 2026.