Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues
    Blog

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    Secretários de Segurança Pública debatem padronização de dados sobre crimes

    Objetivo é reduzir ocorrências de "mortes a esclarecer"

    Secretários de Segurança Pública de todo país estão em Brasília para debater uma mudança no registro das ocorrências de crimes. A ideia é que seja adotada regra única.

    A padronização dos dados nos estados é um desafio antigo que, na visão de alguns secretários, poderia melhorar o combate da criminalidade.

    Uma das principais queixas é com o ranking que estabelece quais estados são mais violentos, com base em dados coletados de maneiras diferentes.

    Exemplo disso é o registro de “mortes por intervenção de agentes do estado”, que — em alguns estados — pode ser incluído na lista de “mortes a esclarecer”. Ou seja, duas nomenclaturas distintas.

    Definir uma mesma metodologia, ainda na visão de secretários, traria informações mais seguras na comparação das unidades da federação por tipo de crimes.

    Ministério da Justiça

    No primeiro dia de encontro, nesta quarta-feira (4), o governo encaminhou pelo menos quatro representantes à reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública.

    O governo federal vê o encontro como oportunidade de aproximação, já que a PEC da Segurança Pública é tema prioritário do evento.

    O secretário executivo da pasta Manoel Carlos, a diretora de gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, o secretário nacional de Segurança Pública, Mauro Sarrubo e o secretário de políticas penais, André Garcia, estiveram no encontro.

    Nesta quinta-feira (5), integrantes do Ministério voltam a participar da reunião.

    Tópicos