PT vai presidir comissão especial sobre projeto do IR
Em contrapartida, Hugo Motta instalará uma comissão especial, o que dá espaço apenas para um relator, evitando que a análise do texto se estenda por várias comissões
O PT ficará no comando da comissão especial que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende criar para a análise da proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
O nome mais cotado é o do deputado Rubens Jr. (PT-MA). O partido tem total interesse na aprovação do texto, considerado determinante para alavancar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Como a CNN antecipou, para garantir celeridade à aprovação da matéria, houve um acordo entre o comando da Câmara e o Palácio do Planalto.
O governo vai retirar o pedido de urgência, considerado uma pressão desnecessária em cima da proposta em que vários parlamentares querem deixar a digital.
Em contrapartida, Motta instalará uma comissão especial, o que dá espaço apenas para um relator, evitando que a análise do texto se estenda por várias comissões. O relator único vai representar o texto tanto na comissão quanto no plenário.
Na divisão de tarefas pela aprovação do projeto, enquanto o PT ficará com a presidência da comissão, caberá ao Centrão ocupar a relatoria. O escolhido foi Arthur Lira (PP-AL).