Popular x impopular: entenda polêmica entre pesquisas

Apesar da proximidade das datas em que foram divulgadas, as pesquisas Genial Quaest e Datafolha deram perspectivas divergentes para governo e oposição sobre a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A diferença está nos meses escolhidos para aferição dos dados e também no recorte utilizado pelos institutos de pesquisa.
Enquanto a Quaest compara o desempenho de Lula em janeiro com o de março, o Datafolha compara a opinião das pessoas sobre Lula entre fevereiro e março.
A Quaest de março diz que o presidente é reprovado por 56%, portanto mais da metade da população, enquanto 41% da população aprovam. Na Quaest de janeiro, a reprovação era de 49%, frente à aprovação de 47%.
Já o Datafolha de março traz diferentes classificações sobre a opinião dos entrevistados.
A pesquisa mostra que 49% reprovam e 48% aprovam, portanto empate técnico. Como a utilização desta modalidade de pergunta é novidade na pesquisa não é possível comparar com a edição anterior.
Mas quando a pergunta não trata de "aprovação" ou "reprovação", e sim de "ótimo" ou "péssimo", os números dão indicativos diferentes dentro da mesma pesquisa.
Para 29%, o governo Lula é ótimo ou bom, enquanto 38% consideram ruim ou péssimo.