Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues
    Blog

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    Oposição no Senado apresenta convite para chanceler explicar sobre “omissão” na Venezuela

    Oposição alega "ambiguidade" do Governo Federal

    O senador oposicionista Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou requerimento de convite para ouvir o chanceler Mauro Vieira, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, sobre as eleições na Venezuela.

    Mais cedo, Nogueira divulgou que faria um pedido de convocação, para obrigar a ida do ministro, mas o requerimento é de convite, quando o Congresso negocia uma data na agenda do ministro para que ele vá ao Parlamento se explicar.

    No pedido, Nogueira afirma que está “diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro na Venezuela”. O senador classifica ainda a posição brasileira de “vergonhosa e inaceitável”.

    Para a oposição, o Brasil optou por tom de ambiguidade. “A resposta oficial foi menos contundente em comparação com outros países. Não sabemos como interpretar essa postura. Seria conivência ou um fracasso em defender os princípios democráticos na região? A falta de uma posição clara do Brasil e sua omissão diante do novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela põem em xeque a autodenominação do governo atual de “defensor dos direitos humanos e da democracia”, destaca o pedido.

    Com o Congresso em recesso parlamentar, ainda não há data para os pedidos de convite de Mauro Vieira serem analisados.

    Integrantes do Itamaraty afirmaram à CNN que a oposição age por “lacração” e que o Brasil segue alinhado com outros países que também pediram mais informações antes de divulgar posicionamento oficial.

    Tópicos