Lula comandará reunião sobre queimadas com governadores
Encontro está previsto para esta quarta-feira; "Fogo não pega. Fogo é colocado", diz presidente do Ibama, à CNN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai comandar uma reunião com governadores dos estados atingidos por incêndios florestais. O encontro está previsto para esta quarta-feira (28), de acordo com o Palácio do Planalto.
O governo federal vê o problema como uma questão nacional, motivada por ações criminosas. A suspeita é de ações coordenadas.
Há pelo menos dois meses, Integrantes do governo têm realizado reuniões semanais para tratar da seca e das queimadas. Dessa vez, diante do agravamento dos casos, o comando será de Lula.
Os ministérios do Meio Ambiente, Defesa, Justiça, Desenvolvimento Regional e Casa Civil estão mobilizados e tem prestado informações ao Planalto.
Ao todo, a Polícia Federal comanda mais de trinta investigações sobre os incêndios em São Paulo e nos biomas da Amazônia e Pantanal.
Ação coordenada
À CNN, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que além das características próprias do período de estiagem em vários estados brasileiros, há incêndios incomuns.
“Fogo não pega. Fogo é colocado. No caso de São Paulo, foram muitos incêndios no mesmo momento. Pode ser coincidência, mas as imagens de satélites mostram vários focos na mesma hora”, disse.
O Ibama realizou nesta terça-feira (27) uma reunião com as secretarias de meio ambiente dos estados atingidos.