Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues
    Blog

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    Lei da Saidinha: “Acredito que o veto será mantido”, diz ministro da Casa Civil à CNN

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a saída de presos para visitar familiares

    O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou à CNN que o governo manteve a essência do projeto que restringe as saidinhas de presos, apesar do veto parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por isso, acredita que o Congresso não irá derrubar a decisão de liberar a saída de presos para visitar familiares.

    “A essência do projeto, que era aumentar o rigor para os presos mais perigosos, foi preservada. O que o presidente vetou foi para aqueles presos do semiaberto poderem visitar a família. Mas mantém a ressalva de que não se beneficia quem cometeu crime hediondo”, disse.

    Rui Costa tem atuado como um dos articuladores políticos do Planalto junto ao próprio Lula. Os dois entraram no circuito após o rompimento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

    Para compensar a dificuldade no acesso a Lira, o governo redobrou o contato com os presidentes de comissões e relatores de projetos na Câmara e Senado.

    A votação que discutirá a derrubada do veto sobre o PL das Saidinhas pode ser um teste de fogo. Será discutido em sessão do Congresso, o que significa depender de votos tanto de deputados quanto de senadores.

    A proposta divide a política do ponto de vista ideológico. Defensores do texto original, como o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), e o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, que relatou a proposta quando era deputado federal, por exemplo, têm feito pressão pela derrubada do veto do governo.