Janja vai a encontro de mulheres na ONU
Evento da Organização das Nações Unidas está agendado para a próxima semana, em Nova York


A primeira dama, Rosangela Janja da Silva, irá representar o Brasil no encontro da ONU sobre Mulheres. O evento está marcado para a próxima semana em Nova York, nos Estados Unidos, e tem duração de duas semanas.
Em decreto publicado nesta sexta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou Janja, na condição de socióloga, para participar da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher da Organização das Nações Unidas. A primeira dama viaja neste sábado. A previsão de retorno no dia 16 de março.
Fazem parte da comitiva também Luanda Pires, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e Denise Dourado, advogada especializada em Direitos Humanos. A ministra das mulheres, Cida Gonçalves, também irá representar o Brasil.
Como a CNN mostrou, Janja tem realizado agendas próprias, sem a presença de Lula, sobre pautas sociais. A ida para ONU está sendo organizada desde o início desta semana em que a primeira dama se envolveu diretamente em pautas em alusão ao dia das mulheres.
A ONU Mulheres divulgou nesta sexta-feira (8) alguns números sobre o combate à desigualdade de gênero. De acordo com as Nações Unidas, é necessário um adicional de US$ 360 bilhões por ano para alcançar a igualdade de gênero plena, o que demandaria investimentos públicos e privados.
Além disso, de acordo com a ONU, reduzir as diferenças nos cuidados e expandir serviços com empregos decentes poderia gerar quase 300 milhões de empregos até 2035, no mundo.
Reduzir as diferenças de gênero no mercado de trabalho poderia aumentar o PIB per capita global em 20%, afirmam as Nações Unidas.