Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues
    Blog

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    Governadores em ato da anistia reforçam cobrança sobre Bolsonaro por 2026

    Com presença de possíveis candidatos da direita, ato acelera articulações para a corrida ao Palácio do Planalto

    A presença de um número maior de governadores no protesto pró-anistia, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (6) na avenida Paulista, aumenta a pressão sobre ele para que defina quem apoiará em 2026 como representante da direita na disputa pela Presidência da República.

    Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que haviam optado por não comparecer ao protesto no Rio de Janeiro (RJ), em março, decidiram participar desta vez. Na sexta-feira (4), Caiado lançou formalmente sua pré-candidatura à Presidência.

    O protesto é pela anistia, mas também incorpora a definição de 2026.

    Apesar ter sido declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro continua a se apresentar candidato ao Planalto. Essa postura tem contribuído para a fragmentação de candidaturas de direita e deixa aliados de Bolsonaro em alerta.

    Enquanto o campo governista unifica o discurso em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a direita oferece um cardápio com cerca de dez nomes nas pesquisas de intenção de voto — nenhum deles desponta como favorito

    De acordo com o levantamento da Genial/Quaest, a maior parte dos entrevistados (19%) respondeu que “nenhum dos nomes” apresentados deveria ser o candidato da direita no lugar de Bolsonaro — o que evidencia o tamanho do desafio para quem vier a ocupar esse espaço.

    Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 15%, seguido por Michelle Bolsonaro (PL), com 14%, e Pablo Marçal (PRTB), com 11%. Depois vêm os governadores Ratinho Júnior (9%), Ronaldo Caiado (PRTB) e Romeu Zema (Novo), ambos com 4%, além de Eduardo Bolsonaro (PL), também com 4%. Com exceção de Marçal e de Eduardo, que está nos Estados Unidos, todos os demais participam do protesto pró-anistia deste domingo.

    Tópicos