Advogado de ex-assessor de Moraes também defende entorno de Bolsonaro na Justiça
Eduardo Kuntz tem, entre seus clientes, investigados por tentativa de golpe e falsificação de registro de vacina
O advogado Eduardo Kuntz, que acompanha o ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro, também defende cinco ex-auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em outros casos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).
Kuntz é advogado de Tagliaferro, que irá prestar depoimento nesta quinta-feira (22) sobre as conversas que colocam em xeque os métodos de investigação de Moraes.
O mesmo advogado também defende o coronel Marcelo Câmara e Tércio Arnaud, ex-assessores de Bolsonaro que respondem a inquérito sobre uma tentativa de golpe; o ex-chefe da segurança de Bolsonaro, Sérgio Cordeiro, preso por suposta inserção de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde; e Marcelo Vieira, ex-chefe do setor de presentes do Palácio do Planalto.
Entre seus clientes, também está o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wajngarten.
Kuntz é forte crítico da falta de acesso de advogados aos autos dos inquéritos que miram pessoas do governo Bolsonaro, e o próprio ex-presidente.
Em entrevista à CNN, em julho, ele reclamou de ainda não ter tido acesso a “nenhuma página” e que isso prejudica a atuação da defesa.
Agora, como advogado do ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, repetiu o pedido a Moraes para saber quais acusações justificam a ordem de depoimento de Tagliaferro.
Ao contrário dos casos envolvendo os ex-assessores de Bolsonaro, a resposta do STF, neste caso, foi mais rápida.
Em poucas horas, o advogado recebeu decisão favorável de acesso aos autos do processo contra Tagliaferro. Ainda não se sabe a extensão deste acesso. Mas é o que irá viabilizar o depoimento dele, que poderia permanecer em silêncio caso não tive recebido o conteúdo do processo.