Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Américo Martins
    Blog

    Américo Martins

    Especialista em jornalismo internacional e fascinado pelo mundo desde sempre, foi diretor da BBC de Londres e VP de Conteúdo da CNN; já visitou mais de 70 países

    Israel nega bloqueio de purificadores de água enviados pelo Brasil a Gaza

    Material enviado pelo governo brasileiro em outubro do ano passado continua retido na fronteira com o Egito

    O Ministério das Relações Exteriores de Israel negou à CNN que o país tenha bloqueado a entrada de purificadores de água enviados pelo Brasil para os palestinos na Faixa de Gaza.

    Segundo uma fonte do ministério israelense, o Egito é o governo responsável por toda a operação de entrada de ajuda humanitária no território palestino.

    As Forças de Defesa de Israel, segundo a fonte, apenas fazem uma checagem de segurança no material enviado a Gaza.

    O ministério lembrou, no entanto, que o acordo com o Egito permite apenas a entrada de água, comida, remédios e combustíveis no território –o que poderia ser a razão para os purificadores ainda estarem retidos.

    O ministério fez questão de lembrar que não existe nenhuma restrição ao envio de ajuda humanitária do Brasil a Gaza e que qualquer quantidade de água ou comida seria liberada, como eles dizem ser o caso com qualquer outro país.

    A denúncia de que os purificadores estariam retidos foi feita pelo deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, e confirmada à CNN por fontes do Itamaraty. O parlamentar está na região em uma comitiva de 14 representantes do parlamento da Itália.

    Em suas redes sociais, Bonelli fez uma publicação afirmando que 400 pacotes de ajuda estão retidos a 20 quilômetros da passagem de Rafah, entre eles 30 que foram enviados pelo governo brasileiro.

    Na carga estão purificadores portáteis, enviados desde outubro do ano passado, cada um com capacidade de tratar até 5.760 litros de água por dia. Para funcionar, o purificador não depende de energia elétrica convencional, usando uma placa solar acoplada ao equipamento.