Volvo lança elétrico luxuoso EX90 em atualização do híbrido XC90
SUV de luxo tem 517 cavalos com muita tecnologia e segurança; veículo é sucessor eletrificado do modelo anterior
A Volvo faz o lançamento mundial do EX90, o sucessor eletrificado do híbrido XC90 (ambos são SUVs de grande porte e de luxo). O novo modelo que chegará ao mercado brasileiro no começo de 2025.
Apesar da atualização para o elétrico, o modelo anterior não será deixado de lado e recebeu até um novo visual, visto que a montadora anunciou mudança nos planos em ser 100% elétrica para 2030.
A apresentação do EX90 ocorreu na Califórnia, Estados Unidos, onde os modelos elétricos são reis. No transito do estado americano há, por exemplo, modelos da Tesla por todos os lados. Isso sem falar de marcas novatas como Rivian, Fisker ou a vietnamita VinFast.
Carros 100% elétricos das montadoras tradicionais, americanas ou europeias são muito comuns, além de híbridos da Toyota. Donos de EVs contam incentivos para compra e ainda benefícios como vagas e faixas exclusivas no trânsito.
É neste cenário que o Volvo EX90 busca se destacar: para o consumidor de alta renda interessado em um carro 100% elétrico de luxo.
Como tradição de marca, a Volvo preparou uma série de recursos de segurança ao motorista, com direito a um grande sensor sobre o para-brisa, o Lidar, que reúne câmeras, radares e até conexão com satélites.
Era esperado que o EX90 tivesse recursos de condução autônoma, mas o SUV permanece no nível dois, o que não é novidade no mercado.
Design
SUV com até sete lugares — configuração escolhida para o Brasil — o carro tem 5,03 de comprimento e 2,98 m de distância entre-eixos.
A aparência é uniforme, sem vincos agressivos: por fora e por dentro, o carro preza pelo minimalismo e se assemelha ao que já conhecido SUV compacto EX30.
A dianteira se destaca pelo conjunto óptico no formato de T com a leitura atual do conceito “Martelo de Thor”. Há uma varredura rítmica ao ligar ou desligar o carro, e parte dos elementos em LED abrem-se para revelar os faróis principais.
A lanterna traseira mantém o formato típico dos SUVs da marca, com prolongamento vertical ao redor da espia do porta-malas. A lateral de destaca por rodas aro 22″ com desenho aerodinâmico e bicolor.
Na parte de dentro, o Volvo EX90 mantém o minimalismo, mas inclui detalhes e acabamentos diferentes para encantar o cliente que busca luxo.
Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e aquecimento e podem ser de uma espécie de couro (na verdade, um material sintético chamado “nordico” e criado a partir de garrafas pet, rolhas de vinhos e outros materiais reciclados).
Por motivação ecológica e sustentável, a Volvo decidiu abolir o uso de couro animal.
O painel de instrumentos conta com uma tela exclusiva para o motorista, diferente do EX30, que concentra tudo na multimídia.
Há head-up display, elementos de diferentes materiais e texturas, incluindo metal sobre as caixas de som do sistema premium Bowers & Wilkins.
O teto conta com um grande teto solar panorâmico que não abre nem conta com cortina. Segundo a Volvo, há tratamento UV para evitar que raios solares prejudiquem o condutor e os passageiros.
O modelo a ser vendido no Brasil possui espaço para sete pessoas. A terceira fileira pode ser confortável, desde que haja uma negociação com quem viaja na fileira do meio. Em outros mercados haverá versão de seis lugares, com quatro bancos individuais.
Voltando ao nosso EX90, com sete lugares, há 310 litros no porta-malas. Com cinco assentos, são 654L. Os assentos da terceira fileiras são operados eletricamente por um botão no porta-malas. O carro pode inclusive abaixar a suspensão para facilitar a acomodação de malas ou outros objetos.
Tecnologia
O Volvo EX90 possui vários recursos tecnológicos interessantes, mas alguns são até exagerados. Para começo de conversa, o carro é destravado/travado por um cartão ou app no celular com conexão NFC. Não há botão de de partida ou do freio de estacionamento. Com a chave identificada, basta selecionar D ou R na alavanca que o carro está pronto para dirigir. Ao selecionar P e abir a porta, o sistema é desligado.
A multimídia de 14 polegadas foi feita em parceria com o Google, incluindo assistente por voz com inteligência artificial (IA).
O sistema reúne ajustes do carro, incluindo regulagem elétrica do volante, retrovisores e abertura do porta-luvas.
O carro conta com um processador com IA da Nvidia que analisa todos os parâmetros e ajusta de acordo com o estilo de condução do motorista e condições do trajeto percorrido regularmente. Ou seja, o carro aprende com o proprietário. Para isso, além do Lidar externo, há câmeras e sensores internos que monitoram o condutor.
Powertrain e direção
O novo Volvo EX90 possui dois motores elétricos com tração integral. Há configuração com 408 cavalos, semelhante ao já disponível no conjunto P8 do Volvo EC30 e EC40.
Para o lançamento na Califórnia, a marca ofereceu a configuração mais potente, com 517 cv, que deverá ser a primeira oferecida no Brasil.
O conjunto oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos com velocidade máxima limitada nos 180 km/h.
Independente do tipo de motor, há um conjunto de baterias de 111 kWh. Segundo a marca, o veículo possui autonomia superior a 600 km, pelo padrão europeu WLTP. O padrão brasileiro ainda não foi aferido, mas, nesse caso, deve-se esperar algo em torno de 400 a 450 km.
O carro aceita carregadores ultrarrápidos de até 250 kWh, situação em que vai de 10% a 80% em 30 min. A Volvo não informou os tempos com carregadores convencionais, como de 22 kWh ou de 7 kWh, encontrados em shoppings e estabelecimentos comerciais — opção também mais usada para residências.
A suspensão recebeu um acerto que torna o veículo muito bom de curvas, mesmo com as dimensões avantajadas.
Para auxiliar a condução do motorista, o EX90 centraliza a direção e é capaz de fazer curvas. Se o motorista tirar as mãos do volante, ele é logo advertido com sinais sonoros. Câmeras e sensores monitoram o condutor, e o carro pode até mesmo parar sozinho se detectar sonolência.
Outro recurso monitora os condutores de outros veículos na rua. Caso um carro vizinho avance um semáforo, por exemplo, o EX90 freia sozinho para evitar a colisão.
Há ainda um sistema que detecta pessoas ou pets esquecidos no carro: o SUV pode ligar sozinho o sistema de climatização para evitar ou minimizar riscos de insolação ou hipotermia.
Nos Estados Unidos, uma unidade semelhante a das fotos da galeria acima custa US$ 90.640 (cerca de R$ 500 mil). O preço para o mercado brasileiro ainda não foi divulgado pela Volvo.
Volvo XC90
Além do novo EX90, a Volvo anunciou a linha renovada do híbrido XC90. Este vai conviver com o elétrico, principalmente após a marca sueca rever seus planos de ser 100% elétrica. O SUV de luxo de sete lugares passou por discreta alteração.
A grade agora apresenta linhas inclinadas, em contraste com o design anterior, mais tradicional. Além disso, os faróis foram reformulados, mantendo o formato de “martelo de Thor”, assinatura característica da Volvo. O resultado é uma dianteira mais refinada e elegante.
No que diz respeito à motorização, o destaque vai para a versão híbrida plug-in, que combina um motor 2.0 turbo de 310 cv com um motor elétrico de 145 cv.
A bateria recarregável de 18,8 kWh garante uma autonomia de 70 km no modo elétrico. Combinando ambos os motores, o XC90 T8 pode alcançar uma autonomia de mais de 800 km com o tanque e a bateria carregados.
Além dessa versão, o modelo também terá opções micro-híbridas, com motores a combustão de 250 cv na versão B5, e de 300 cv na B6, utilizando um sistema elétrico de 48 Volts que melhora a eficiência do consumo em até 15%.