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    Volkswagen ressuscita Scout Motors para produzir veículos off-road

    Marca apresentou dois novos veículos nos Estados Unidos: um utilitário e uma picape

    Guilherme Machadocolaboração para a CNN

    A Scout Motors, montadora que havia encerrado atividades em 1980, foi trazida de volta à vida pelo grupo Volkswagen nos EUA e irá produzir, majoritariamente, veículos utilitários elétricos.

    A marca apresentou recentemente seus dois primeiros projetos dessa nova fase: o utilitário Traveler e a picape Terra. A produção deve ser iniciada somente em 2027.Infelizmente, não existe uma previsão para que os carros da marca sejam vendidos oficialmente no Brasil.

    História da marca

    Os utilitários International Scout foram produzidos pela norte-americana International Harvester entre 1961 e 1980, visando competir com os utilitários da Jeep. A fabricante encerrou sua produção em 1980, em meio a dificuldades financeiras e greves.

    Em 2021, o Grupo Volkswagen adquiriu os direitos sobre a marca Scout após comprar a Navistar International (holding sucessora da International Harvester).  Em maio de 2022, a Volkswagen anunciou a criação da Scout Motors, que iria produzir utilitários elétricos projetados e fabricados nos Estados Unidos.

    Em março de 2023, a Scout Motors anunciou a construção de uma fábrica no estado da Carolina do Sul, que deve ser capaz de produzir 200 mil veículos por ano.Em 2024, os concept cars Traveler e Terra foram anunciados. A produção deve ser iniciada somente em 2027.

    A “nova” Scout Motors

    Os dois modelos apresentados, Traveler e Terra, são muito semelhantes, sendo a principal diferença deles é tipo de carroceria (SUV e picape, respectivamente). Embora ainda sejam conceitos, as versões de produção devem apresentar poucas mudanças.

    O design retro-futurista dos modelos segue a mesma linha de modelos como Ford Bronco, Hummer H1, Land Rover Defender e dos veículos da Rivian, unindo linhas, silhuetas e características típicas de utilitários clássicos a elementos tecnológicos atuais. No interior, há muito luxo e tecnologia, mas o formato das peças e componentes remete aos utilitários antigos da marca.

    Haverá versões desses modelos movidas por conjuntos 100% elétricos, com autonomia de até 363 km, como também versões REX (range extended), com motores a gasolina que funcionarão como geradores, com autonomia de até 805 km.

    A marca ainda não divulgou dados de potência dos modelos, mas afirmou que a versão topo de linha do Traveler deve ser capaz de gerar até 138 kgfm de torque e acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

    Ambos os modelos são montados sobre chassi do tipo longarina e contam com tração 4×4 com blocagem dos diferenciais dianteiro e traseiro.

    No site da Scout Motors, fica notório que a marca busca criar uma reputação de off-road competente e confiável, e também criar uma relação de confiança dos futuros clientes, com um canal de venda direta para reservas já disponível.

    A taxa de reserva é de US$ 100, e está disponível para Estados Unidos e Canadá. Segundo a marca, o Traveler partirá de US$ 50.000, enquanto que a Terra partirá de US$ 51.000.

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