Volkswagen Golf R ganha mais potência e integração com ChatGPT
Além do facelift de meio de vida, Golf R chega aos 333 cv com novas atualizações no motor e ganha mais tecnologia com inteligência artificial e novo sistema operacional
Finalmente, a família do Volkswagen Golf está completa. Depois de conhecermos as versões GTI e Clubsport, agora é a vez do Golf R ser reestilizado. E não só isso, o hot hatch, assim como os “irmãos” também recebeu melhorias mecânicas para elevar sua potência, além de mais tecnologia embarcada com o ChatGPT integrado.
Disponível nas carrocerias hatch e perua (Variant), o Golf R recebeu atualizações no motor 2.0 turbo, resultando em um aumento de 13 cv em relação ao antecessor. Com isso, o quatro cilindros chega aos 333 cv e 42,8 kgfm, empatando em potência e torque com o Golf R 333, edição limitada lançada no ano passado.
A transmissão é de dupla embreagem com sete marchas e um sistema de tração integral 4Motion, com tecnologia de vetorizadas de torque. Esse conjunto faz o novo Golf R acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 s, na versão hatch, e em 4,8 na versão perua. Ambos chegam até os 250 km/h, mas com o pacote Performance, a velocidade máxima sobe para 270 km/h.
Esse pacote, além de liberar mais velocidade, também adiciona os modos de condução, “Special” e “Drift”, aos já existentes. São eles: “Comfort”, “Sport”, “Race”, “Individual”, “Eco” e “R”.
Pela primeira vez, o esportivo traz sistema de controle de suspensão adaptativa DCC. A direção e suspensão também foram atualizadas, melhorando a coordenação de funções mecânicas que envolvem a tração integral, o bloqueio eletrônico do diferencial e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores DCC.
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A cabine recebeu tantas novidades na mecânica e a principal delas é a integração do assistente de voz com o ChatGPT. Essa nova tecnologia está vindo de fábrica com os novos lançamentos da Volkswagen e permite ao motorista uma interação mais ampla com o sistema do carro.
A multimídia também é nova, tendo 12,9’’. Ela recebeu diversas melhorias em relação ao modelo anterior, com os menus que foram totalmente revisados, facilitando a navegação por entre as telas, tudo isso graças ao novo sistema operacional da VW. Já o quadro de instrumentos digital tem 10,2’’ que, com o pacote Performance, ganha medidor de força G e cronômetro de voltas por GPS.
Esteticamente, ele ganha alguns detalhes para se diferenciar do resto da linha, mas não altera muito o visual que já conhecemos desde que a VW revelou o facelift da atual geração. Na dianteira, o principal destaque vai para as novas entradas de ar laterais, faróis de LED plus, e o logo iluminado.
Na traseira, as mudanças ficam por conta das luzes de LED, que ganharam um novo desenho interno e tem gráficos de boas-vindas personalizáveis. Quem optar pelo pacote Performance, ainda ganhará um spoiler de teto.
Por padrão, as rodas são de 18’’ ou 19’’, mas há ainda a opção de optar pelas esportivas de liga leve forjadas Warmenau de 19’’, que pesam apenas 8 kg cada. Seu design funcional, ajuda a melhorar o resfriamento dos freios.
Quem quiser um visual mais exclusivo, a Volkswagen disponibiliza o pacote estético Black Edition, que como o nome sugere, altera boa parte dos detalhes para preto, como os faróis — que são escurecidos — rodas, ponta do escape e pinças de freio.
O Golf R já estreou na Europa e no ano que vem chegará aos Estados Unidos. No Brasil, a Volkswagen estuda o retorno do hatch, mas não há confirmação. As versões mais esportivas estão entre as mais cotadas, visto que elas são mais adequadas para competir com os hot hatches japoneses Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R.