Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Volkswagen desenvolve primeiro SUV em parceria com a XPeng

    Baseado no XPeng G9, novo modelo dá início à nova investida da montadora no mercado chinês para tentar recuperar liderança da BYD

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    A China se tornou uma das principais protagonistas quando o assunto são os carros elétricos. E a BYD, maior montadora do país asiático, se aproveitou disso para ascender dentro do mercado local, deixando para trás uma das maiores empresas do mundo nesse setor: a Volkswagen.

    Para tentar recuperar a liderança de vendas na China, que a BYD assumiu em 2022, a Volkswagen está procurando uma alternativa caseira. A gigante alemã firmou uma parceria com a XPeng, anunciada ainda no ano passado, para produzir dois novos elétricos que serão lançados em 2026.

    O primeiro deles será um SUV médio, que será vendido sob a marca da Volkswagen, mas terá tecnologia dos chineses. Isso porque ele será baseado no XPeng G9, SUV elétrico lançado em 2022 e que já foi o EV com carregamento mais rápido do mundo.

    O modelo alcançou esse feito graças à sua arquitetura de carregamento de 800V, que possibilita recuperar 200 km de autonomia em apenas cinco minutos, quando plugado em estações de carregamento de 480 kW. Já para carregar de 10% a 80% da bateria, o G9 precisa somente de 15 minutos.

    XPeng G9 dianteira
    Com a parceria, Volkswagen e XPeng esperam acelerar a produção e reduzir custos no mercado chinês /Divulgação/XPeng

    Ao todo, sua bateria de 98 kWh proporciona até 702 km de alcance máximo. A tecnologia também alimenta um par de motores elétricos, que entregam juntos 551 cv e 73,11 kgfm. Com esses números, o G9 alcança até 200 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 3,9 s.

    “Combinando o desenvolvimento de veículos altamente conceituados e a capacidade de engenharia da Volkswagen com as tecnologias EV inteligentes da XPeng, forneceremos os melhores produtos EV inteligentes aos consumidores chineses”, disse o CEO da XPeng, Xiaopeng He.

    A parceria entre ambas as empresas também proporcionará maior agilidade na produção dos veículos. Para a Volkswagen, isso significa assumir uma nova política de fazer veículos “na China, para a China“.

    Segundo os alemães, a parceria vai ajudar a acelerar as produções em cerca de 30%. Já para a XPeng, a principal vantagem em combinar a cadeia de suprimentos será reduzir custos e melhorar a competitividade dos veículos que surgirão dessa união.

    XPeng G9 vista traseira
    XPeng G9 / Divulgação/XPeng

    Mas os planos da Volks não devem parar por aí. Ainda no ano passado, a montadora anunciou que pretende desenvolver uma nova plataforma de carros elétricos exclusiva para o mercado chinês. Essa nova arquitetura seria baseada na já conhecida “MEB”, usada nos modelos ID.3 e ID.4, mas seria desenvolvida e produzida na China para reduzir custos.

    Também faz parte dos planos da Volkswagen o investimento de 1 bilhão de euros para construir um centro de desenvolvimento de carros elétricos na cidade chinesa de Hefei.

    Tópicos