Volkswagen corta dividendos com pandemia afetando vendas de carros
A empresa registrou um prejuízo operacional ajustado de € 1,7 bilhão no período de abril a junho, ante lucro operacional ajustado de € 5,1 bilhões
A Volkswagen divulgou nesta quinta-feira um prejuízo operacional no segundo trimestre, com as entregas de veículos caindo quase um terço devido à pandemia de Covid-19, forçando a montadora alemã a cortar seus dividendos, apesar de uma recuperação gradual na demanda.
A montadora multimarcas de carros e caminhões previu um declínio significativo nas vendas do ano inteiro, apesar de ter visto uma recuperação gradual globalmente à medida que os bloqueios foram reduzidos.
A empresa disse que seu lucro operacional em 2020, antes de e incluindo itens especiais, seria bastante abaixo em relação ao ano anterior, embora deva permanecer em território positivo.
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A empresa registrou um prejuízo operacional ajustado de 1,7 bilhão de euros no período de abril a junho, ante lucro operacional ajustado de 5,1 bilhões de euros no ano anterior.
Juergen Pieper, analista automotivo do Metzler Bank, disse que os resultados ficaram abaixo das expectativas.
“A receita e o lucro operacional são decepcionantes, assim como o desempenho da VW e da Audi. As perspectivas para o ano são encorajadoras, dada a recuperação gradual das vendas”, disse Pieper, que mantém recomendação de “compra” para as ações da Volkswagen.
A empresa reduziu sua proposta de dividendos de 2019 para 4,80 euros por ação ordinária e 4,86 euros por ação preferencial, contra 6,50 euros por ação ordinária e 6,56 euros por preferencial, anteriormente.
A Volkswagen disse que o retorno operacional ajustado das vendas em sua divisão automotiva caiu para 9,1% negativos, abaixo dos 8% registrados no mesmo período do ano anterior, afetado pelos custos para cobrir os possíveis riscos do diesel.
O grupo está revisando sua estrutura corporativa, mas atualmente não há novos planos para explorar desinvestimentos ou listagens, de acordo com o vice-presidente financeiro Frank Witter, que disse que todas as 12 marcas, incluindo Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche e Audi, ainda são essenciais para o negócio.
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