Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Venda de carros híbridos e elétricos cresce no Brasil

    Estudo prevê aumento de 90% na adoção de novas tecnologias e biocombustíveis até 2040, mas infraestrutura de recarga ainda é desafio no país

    Da CNN

    A venda de carros híbridos e elétricos no Brasil está em ascensão, registrando aumento significativo no primeiro trimestre de 2024. De acordo com dados recentes, as vendas ultrapassaram 58 mil unidades, representando um crescimento de 67% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

    Esses veículos, conhecidos por serem menos poluentes e mais econômicos, ainda ocupam uma parcela pequena do mercado automobilístico brasileiro. No entanto, estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas do país, atraindo um número crescente de consumidores.

    Tecnologia inovadora e benefícios ambientais

    Uma montadora que produz três modelos com motores a combustão e elétricos destaca que essa tecnologia é uma tentativa mundial de conter os efeitos do aquecimento global.

    “Uma tecnologia mais inovadora e que traz esses benefícios, como uma boa eficiência energética, uma redução em consumo de combustível e emissão de poluentes”, afirma um representante da empresa.

    Um estudo realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que a adoção de novas tecnologias e biocombustíveis pode aumentar 90% até 2040.

    Esse dado reforça a tendência de crescimento do setor de veículos híbridos e elétricos no país.

    Desafios e investimentos em infraestrutura

    Apesar do crescimento nas vendas, a infraestrutura de recarga nas estradas do Brasil ainda é um desafio para os proprietários de carros exclusivamente elétricos.

    Para enfrentar essa questão, algumas concessionárias têm investido em pontos de recarga, mesmo não sendo um serviço obrigatório. Uma dessas empresas já instalou 22 pontos de recarga em sete rodovias do país.

    Os veículos híbridos e elétricos oferecem vantagens em termos de sustentabilidade e economia para os proprietários, que não dependem apenas dos combustíveis tradicionais.

    Embora os preços ainda sejam mais elevados, eles se tornaram mais competitivos no mercado.

    “A eficiência do veículo, você para no semáforo com um motor totalmente silencioso, no caso do híbrido pleno, tem benefícios de IPVA que alguns estados dão. Então você vê até o incentivo da própria cidade ao uso de veículos mais econômicos e mais sustentáveis”, explica um especialista do setor.

    Com o avanço da tecnologia e o aumento da conscientização ambiental, espera-se que o mercado de carros híbridos e elétricos continue a crescer nos próximos anos, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável no Brasil.

    Brabus Big Boy 1200: o motorhome do tamanho de um apartamento

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos