Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SUV elétrico da Renault é eleito ‘Carro do Ano 2024’ na Europa

    Scenic E-Tech, lançado no fim de 2023, bateu modelos de BMW, Peugeot, Kia, Volvo, BYD e Toyota em votação de 58 jornalistas de 22 países

    Rodrigo Ginicolaboração para a CNN

    Um modelo que foi o primeiro produzido no Brasil pela Renault em uma configuração bastante diferente da atual acaba de ser eleito o “Carro do Ano 2024” na Europa – uma das premiações mais tradicionais e respeitadas do mercado automotivo. O Renault Scenic E-Tech foi o mais votado entre os sete finalistas pelo júri de 58 jornalistas especializados de 22 países.

    O novo Scenic é um SUV elétrico do segmento C construído sobre a plataforma AmpR Medium, com potência máxima de 160kW (o equivalente a 210cv), autonomia WLTP de até 625 quilômetros e preços que partem de 39.990 euros (cerca de R$ 215 mil, pelo câmbio do dia).

    Proposta distinta da apresentada em 1996, quando o modelo chegou ao mercado como uma minivan, inicialmente produzida com a mesma base mecânica do Megane. Assim ele foi vendido por quatro gerações, até que, no fim do ano passado, a quinta marcasse a ruptura com o passado, dentro da política de eletrificação da gama da Renault.

    Para 22 dos votantes, o Scenic E-Tech foi a melhor opção. Ele somou 329 pontos e superou, pela ordem, o BMW Série 5 (308 pontos); o novo Peugeot 3008 (197), o Kia EV9 (190); o Volvo EX30 (168), o BYD Seal (131).

    Os dois últimos estão disponíveis no Brasil, enquanto o Série 5 começa a ser vendido agora em março. O Toyota C-HR (127) fechou a lista. Além do vencedor, o Kia, o Volvo e o BYD são oferecidos apenas com motorização elétrica.

    Responsável por dar à Renault o sétimo prêmio de carro do ano europeu em 61 edições, o Scenic E-Tech sucede o Jeep Avenger, SUV compacto da marca norte-americana da aliança Stellantis.

    Tópicos