Sem ir à oficina, veja 5 itens para verificar no carro ainda na garagem de casa
Manter veículo em boas condições exige checagens rotineiras
Manter o seu carro em boas condições não exige visitas frequentes a oficinas. Em alguns momentos é inevitável, mas, em outros, alguns itens podem ser verificados na garagem de casa mesmo.
Dezembro e janeiro são meses em que, muitas vezes, as pessoas aproveitam para viajar. Por isso, confira abaixo uma lista de componentes para checar no veículo previamente.
- Óleo do motor
Essa é uma das tarefas mais simples e essenciais. Com o motor desligado e frio, retire a vareta do motor e limpe-a com um pano limpo.
Depois insira novamente e retire-a para verificar o nível. O óleo deve estar dentro da marcação indicada na vareta.
- Fluidos
Os carros contam com diversos fluidos, como os de arrefecimento, freio, para-brisa e radiador. Todos eles podem ser checados por meio do motor. O mais simples é o do para-brisa. Muitas vezes negligenciado, ele pode tirar o motorista de um momento tenso.
Sem água, não haverá como limpar o para-brisa e isso pode dificultar a visibilidade e, até mesmo, causar um acidente.
- Pressão dos pneus
A pressão dos pneus pode ser checada regularmente, idealmente a cada 15 dias ou antes de viagens longas. Pneus com pressão baixa não só aumentam o consumo de combustível, mas também afetam a estabilidade do automóvel.
Na própria garagem de casa, é possível usar um calibrador para deixar na pressão adequada recomendada pela fabricante. As informações do número geralmente ficam indicadas na lateral da porta do motorista ou no manual do proprietário.
- Faróis, lanternas e piscas
Todos os faróis, lanternas e piscas devem funcionar perfeitamente. Verificar se elas estão funcionando é uma tarefa rápida e essencial.
Para isso, basta ligar os faróis do carro e observar se as lâmpadas estão acesas corretamente. Luzes queimadas dificultam a visibilidade e também geram multa.
- Palhetas do limpador de para-brisa
As palhetas do limpador de para-brisa são essenciais para garantir visibilidade durante a chuva, por isso devem ser verificadas frequentemente. Assim como é preciso ter o líquido para limpar, as palhetas não podem estar ressecadas ou desgastadas, o que pode prejudicar o funcionamento.
Em caso de danos, substitua as palhetas e as borrachas o quanto antes para garantir a eficiência na limpeza do vidro.