Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo é o primeiro estado a ter transferência veicular online; veja como

    Transferência Digital Veículos já pode ser feita através do aplicativo do Poupatempo em apenas cinco minutos

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    O estado de São Paulo é o primeiro do país a liberar a transferência de veículo 100% digital. A TDV (Transferência Digital de Veículos) foi anunciada nesta última terça-feira (12) pelo Governo do Estado e pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo) e poderá ser feita em apenas cinco minutos através do aplicativo do Poupatempo.

    “A vida do cidadão vai se tornando mais fácil e previsível, e o governo vai ficando mais eficiente, transparente e blindado. Investir em digitalização é investir em eficiência, é economizar recursos, é dar transparência e evitar o descaminho. E hoje damos mais um passo importante com o que o Detran está proporcionando com a transferência digital de veículos”, disse o Governador Tarcísio de Freitas, que anunciou a novidade.

     

    Quem quiser já pode realizar a TDV no aplicativo do Poupatempo, acessando a aba Transferir Propriedade de Veículos. O processo pode ser realizado por qualquer pessoa, vendedor ou comprador, desde que possua conta no Gov.br nos níveis prata ou ouro.

    Por enquanto, apenas transferências entre pessoas físicas estão permitidas pelo aplicativo. Para carros com placa do Mercosul é necessário apenas ter o Certificado de Registro do Veículo digital para realizar a transferência. Já os veículos com placa convencional, só podem ser transferidos se o novo comprador residir na mesma cidade em que ele está registrado.

    Nos próximos meses, o serviço também estará disponível por meio do e-Notariado para veículos com Documento Único de Transferência (DUT) em papel, pessoas jurídicas e transações mediadas por meio de procurações públicas. Independente da modalidade, o processo de transferência será instantâneo, sem a necessidade de imprimir documentos físicos.

    https://twitter.com/DetranSPOficial/status/1767555155107398029?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1767555158404169940%7Ctwgr%5E90b83ea887de471400d636d9107a5ecdf4749b7e%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.saopaulo.sp.gov.br%2Fspnoticias%2Fultimas-noticias%2Fsp-e-1o-estado-do-pais-a-oferecer-transferencia-digital-de-veiculos%2F

    Para o presidente do Detran, Eduardo Aggio, o processo se tornou mais simples e fácil para as pessoas, já que não exige mais idas ao cartório. “Até agora, o proprietário precisava da validação de um cartório e também ir presencialmente a um posto do Detran para concretizar a transferência. Agora, basta um celular, o download do documento de vistoria e o pagamento da taxa via Pix”, explicou Aggio.

    Embora seja feito totalmente pelo celular, o processo ainda ocorre de maneira semelhante ao presencial. Ou seja, a inspeção do veículo por uma empresa credenciada de vistoria ainda é obrigatória e o laudo deve ser inserido em formato digital durante o processo.

    Além disso, a taxa de transferência e outras pendências do veículo podem ser pagas via Pix diretamente pelo app do Poupatempo. A segurança é garantida pela conferência online de pendências – ao final da operação, vendedor e comprador são notificados para a emissão dos novos documentos.

    A expectativa da Prodesp – empresa de tecnologia do estado de São Paulo – é que até 70 mil transferências sejam feitas por mês em todo o estado nessa primeira etapa de implementação do TDV. Depois que todo o processo for concluído, a empresa estima que o volume total chegue a 500 mil transações mensais.

    Tópicos